Por exemplo: adicionando a linha stacks=0,0 no config.sys pode melhorar significantemente a velocidade de seu sistema, porém os arquivos onde temos mais itens para “atacar” são os system.ini e o msdos.sys.
DMABufferSize=64 – Este parâmetro informa ao computador para deixar o máximo de memória disponível para transferência de dados em DMA, acelerando não só o processo de boot mas o sistema como um todo.
Existem alguns outros parâmetros interessante a serem experimentados no arquivo msdos.sys para otimizar o processo de boot. Atenção, antes de modificar o arquivo msdos.sys (que é um arquivo de sistema, oculto, somente de leitura), você deve habilitar o explorer para mostrar arquivos de sistema e ocultos, além de remover a propriedade de “somente leitura” neste arquivo (para isto, basta marcar o arquivo e com o botão direito, clicar em propriedades, desmarcando a opção “somente leitura”). Depois disto, abra o arquivo com o notepad e inclua a seguintes linhas:
Logo=0 – Este parâmetro desliga o “Windows splash screen” durante o processo de boot. Desabilitando-o reduzirá alguns segundos do boot.
Drvspace=0 – Este parâmetro desliga o suporte para discos FAT16 comprimidos com o Drivespace. Uma vez que ninguém mais utiliza este artifício, é seguro desabilita-lo. Desablitando-o não só acelerará seu tempo de boot, como liberará recursos adicionais de memória de seu sistema.
Dblspace=0 – O mesmo que acima, porém para discos FAT16 comprimidos com o Doublespace.
DisableLog=1 – Este parâmetro desabilita o arquivo de log que o Windows cria por default quando está realizando um boot. Desabilitando-o irá reduzir alguns segundos no tempo de boot, e uma vez que ninguém verifica nada no arquivo de log mesmo (ainda mais quando o sistema está estável), não irá fazer falta.
AutoScan=0 – Esta linha desabilita o scandisk automático que é executado se o sistema não for desligado através da opção de “desligar (shutdown)” do windows. Infelizmente este parâmetro parece não funcionar com o Windows Me.